Couto Mixto

um filme de Frederico Lobo

Há luta de classes mas há também distintas classes de homens. Estão os que querem ir à Lua e os que querem ficar em terra. Costuma acontecer que os que querem voar obrigam os que querem andar a seguir o seu ritmo.

 

Santiago Alba Rico em “Ser ou não ser (um corpo)"

Sinopse

Na raia transmontana o início do Outono, com os dias cada vez mais curtos, marca o tempo de recolher as vacas deixadas a monte durante todo o Verão. No alto da Serra, num vasto planalto rochoso, António tenta reuni-las para o regresso. Uma das vacas escapou-se. A noite cai e uma nevada anuncia-se, é tempo de voltar, a busca ficará para o dia seguinte.

 

João, um miúdo de 10 anos, regressa a uma casa que não conhece, onde, desde o interior de uma cozinha enegrecida pelo fogo, Edmundo, um velho bandido transmontano, calcorreia caminhos já sem os poder percorrer, entre as marcas da sua história e as memórias da sua infância.

 

No coração da montanha cruzam-se vários Mundos. Entre o nevoeiro, num pleno labirinto do tempo, máquinas gigantes invadem o terreno em conversas de outras línguas, novos garimpeiros esventram a montanha em busca de lítio, um pastor vai em busca de uma vaca tresmalhada e a infância encontra o seu regresso. A Serra transforma-se, o ciclo continua.